Obras de extensão da rede de abastecimento de água vão beneficiar mais de dez bairros de Lages
10/09/2025 15:07:29
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Semasa 10/09/2025 15:07:29
Obras de extensão da rede de abastecimento de água vão beneficiar mais de dez bairros de Lages
A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (10 de setembro) pela prefeita Carmen Zanotto. Serão investidos aproximadamente R$4 milhões nesta obra, com recursos próprios da Prefeitura de Lages
Uma obra aguardada há mais de duas décadas pela comunidade e que promete reforçar o abastecimento de água potável para as regiões Norte e Leste da cidade vai sair do papel. A prefeita Carmen Zanotto, juntamente com a diretora-presidente da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Paula Cristina Granzotto, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de extensão da rede de abastecimento de água no município. O ato aconteceu nesta quarta-feira (10 de setembro), no terreno anexo à Epagri – Extensão Experimental de Lages, onde está localizado o reservatório de água potável R1.
A obra vai interligar o R1, instalado no bairro Morro do Posto, ao reservatório R20, no bairro Vila Maria. Aproximadamente oito mil pessoas sentirão as melhorias no abastecimento de água potável no município. Serão cerca de 2.300 ligações de água beneficiadas.
A primeira fase da obra já foi executada, e agora entra em uma parte mais complexa. A previsão é de que dentro de alguns meses esteja concluída. A expectativa é de que no início do verão de 2026 já não aconteçam mais episódios de falta d’água nas regiões mais afetadas.
A prefeita Carmen Zanotto reafirmou seu compromisso em sanar a escassez de água potável no verão, uma das principais queixas da população da parte alta da cidade. “Trata-se de uma obra que vai trazer mais qualidade de vida às pessoas, que pagam impostos e merecem ter o retorno esperado. Nossa previsão é de que até o próximo verão já tenhamos este problema resolvido e as famílias possam contar com água em abundância em suas casas”, salienta a chefe do executivo.
Estimada em R$4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Lages, esta obra vai trazer benefícios diretos para os bairros Vila Maria, Restinga Seca, Guadalajara, Jardim das Camélias, Pisani e CDL. Além disso, a obra também resultará em melhorias significativas no abastecimento de toda a região Leste da cidade, com influência direta do reservatório R3, contemplando desde o bairro Guarujá até a região dos bairros Penha, Caravágio, Popular e Várzea.
A diretora-presidente da Semasa, Paula Cristina Granzotto, enfatiza que o acesso à água potável a toda população é um dever do poder público. “Água é saúde. Esta obra significa trazer dignidade e segurança às famílias. Um grande passo que vai beneficiar milhares de pessoas que sentem na pele os impactos da falta d’água em suas casas”.
Reservatórios interligados para garantir melhoria no abastecimento
O R1 é o maior reservatório de água de Lages, com 6.000 m³, o que equivale a uma capacidade de armazenamento de seis milhões de litros. Com a obra de extensão, ele será interligado ao reservatório R20, localizado no bairro Vila Maria, que atualmente é ligado diretamente ao R3, localizado no bairro Penha. “Estudos, que viemos fazendo ao longo dos anos, nos mostraram que este é o melhor caminho para proporcionar o reforço e melhorar o abastecimento da região Norte da cidade”, enfatiza o engenheiro de abastecimento de água que presta serviço à Semasa, Rafael Guedes.
A maior preocupação é com a expansão da cidade nesta região, com muitos condomínios e empreendimentos sendo construídos, o que aumenta a demanda e o consumo de água. A região Norte é a área urbana que mais tem sentido os problemas com a falta d’água nos períodos do ano quando se tem maior consumo, com registros frequentes. “É uma rede muito antiga, em uma região que há muitos anos não recebe investimentos em saneamento, principalmente no abastecimento de água. São três reservatórios, o R11, R12 e o R13 que ainda passam por um sistema precário e mais sensível a vazamentos, que acabam prejudicando o abastecimento destes bairros”, explica.
Texto: Aline Tives
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!