Semasa disponibiliza senhas padrão para acesso à coleta de resíduos domiciliares em prédios e condomínios de Lages
09/04/2026 15:59:19
Arte: Comunicação Prefeitura de Lages
Semasa 09/04/2026 15:59:19
Semasa disponibiliza senhas padrão para acesso à coleta de resíduos domiciliares em prédios e condomínios de Lages
A medida, adotada em novembro de 2025, visa a padronização dos sistemas eletrônicos para otimizar o serviço por meio de uma senha padrão, que será de conhecimento da empresa responsável pela coleta na cidade. As novas senhas devem ser solicitadas pelos moradores via contatos da Semasa: (49) 99836-1691 ou (49) 3019-7426
Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) informa que os cidadãos moradores de prédios, condomínios e residências cujas lixeiras possuem sistema eletrônico, devem entrar em contato com a equipe para a atualização da senha junto à empresa responsável pela coleta.
A mudança teve início em novembro do ano passado e, gradualmente, vem sendo atualizada junto à Semasa. São quatro senhas padrão que devem ser disponibilizadas para quatro setores específicos da cidade e devem ser solicitadas pelos responsáveis dos condomínios e prédios pelos contatos (49) 3019-7426 ou (49) 99836-1691.
Além de padronizar o serviço, a medida garante mais segurança aos usuários. “Como é de conhecimento, o munícipe deve deixar as lixeiras com livre acesso para a coleta. Nesse sentido, condomínios e residências que possuem sistema eletrônico em suas lixeiras devem adequar-se para garantir a efetividade da coleta”, explica a diretora-presidente da Semasa, Paula Cristina Pinheiro Granzotto.
A adesão é opcional, porém quem não aderir deverá manter os espaços com livre acesso no momento da coleta, ou seja, deixar as lixeiras abertas no caso de acesso por chave, ou ativar o temporizador no caso de dispositivos eletrônicos, durante o horário previsto para a coleta.
Do mesmo modo, os cidadãos que já obtiveram suas senhas padrão em novembro de 2025 não precisam solicitar a sua atualização se não houver interesse e, para quem optar em deixar seu dispositivo sem senha, também poderá fazê-lo. “Pedimos a colaboração dos moradores para que entrem em contato conosco e atualizem a senha até o fim de abril. Assim, teremos uma melhoria na organização e na eficácia do serviço”, reitera Paula Granzotto.
A Semasa reforça ainda que as lixeiras devem estar em local de fácil acesso para a coleta, evitando qualquer tipo de obstrução. Além disso, não devem ser depositados nos contentores/lixeiras resíduos inadequados, como materiais volumosos, seringas, objetos perfurocortantes, galhos de árvores, pedras, entre outros. “Pedimos a atenção também quanto ao acesso de animais, como cães, a esses locais, de modo a não comprometer a segurança dos coletores durante a realização do serviço”, orienta Paula.
Texto: Silviane Brum
Arte: Comunicação Prefeitura de Lages
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!